"Eis aqui o Coração que amou tanto aos homens, que não omitiu nada até esgotar-se e consumir-se para manifestar-lhes seu amor, e por todo reconhecimento, não recebe da maior parte mais que ingratidão, desprezo, irreverências e tibieza..."

Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de agosto de 2009

"Coração de Jesus, fornalha ardente de caridade".
Na ladainha do Coração de Jesus há uma invocação muito bonita. "Coração de Jesus, fornalha ardente de caridade".


A palavra "caridade", na linguagem de hoje, quer dizer compaixão do próximo e desejo de fazer bem ao próximo.

Diz-se, por exemplo, que quem dá uma esmola pratica um ato de caridade. Por isso manifesta afeto à pessoa beneficiada por meio da esmola, e manifestando esse afeto ela pratica um ato de caridade.
Mas na linguagem teológica, por assim dizer científica e clássica da Igreja, "caridade" é o amor de Deus, e por causa disso é muito bonita essa invocação ao Sagrado Coração: "Coração de Jesus, fornalha ardente de caridade".

O Sagrado Coração de Jesus ama ardentemente ao próprio Deus. A expressão é carregada, porque uma fornalha é um foco de fogo que é quentíssimo, que queima, que consome.
Coração de Jesus então não é apenas cheio de caridade, mas uma fornalha. Não é apenas uma fornalha, mas uma fornalha ardente! Quer dizer, é uma fornalha que está para as outras fornalhas como a fornalha comum está para o simples fogo.
Esse é o Coração de Jesus.

Portanto, peçamos ao Sagrado Coração de Jesus, por intermédio do Coração Imaculado de Maria – porque sem ser por meio de Maria, não obtemos nada de Jesus - peçamos à "Fornalha ardente de caridade" que pegue fogo em nossas almas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário